sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Revoluçao Fracesa


Foi o maior acontecimento de todo o Ocidente.
Volterie e Rosseau buscavam a igualdade,razão e liberdade,no fim do seculo XVIII Versales vivia um desastre em 1788 um pão custava um mês de salário com isso padarias foram saquiadas.
Em 1789 a reunião na quadra de tênis foi um momento simbólico da revolução os deputados se declararam para nova assembléia nacional ,os verdadeiros representantes do povo. Robespierr exigia que o clero e a nobreza pagassem impostos.
Em 14 de julho tropas se reuniram ao redor da França,procuravam pólvora armazenada na bastilha símbolo de arbitrariedade e horror para o povo francês.
Em 5/10/1789 uma multidão de mulheres se agruparam para reclamar da falta de pão e se dirigiram para Versales com armas e lanças mas a multidão só aumentava a noite invadiram o palácio massacraram os guardas atrás do sangue da rainha os dois foram forçados a ir para Páris,viraram prisioneiros da capital, o poder estava nas mãos do povo.
Luiz XVI,Maria Antonieta e seus filhos tentaram fugir para a Prússia,mas foram reconhecidos e mandadas de volta a Páris como prisioneiros.
A guilhotina ficou conhecida como navalha nacional revolucionaríos a achavam rápida,eficaz e ao que se sabia indolor.
10/08/1792, 27 mil pessoas foram ao palácio e derrubaram os guardas ,no fim do dia haviam 800 mortos de ambos os lados,o rei buscou refúgio na assembléia mas a monarquia foi abolida.luiz foi totalmente privado do reino,nascia a republica francesa.
Em 20/01/1793 luiz foi condenado''morte ao rei''pela manhã dirigiu-se a guilhotina,tentou fazer um discurso mais foi silenciado pelos tambores as 10 da manhã o homem que antes era rei não era mais nada, isso marcou a vitória dos revolucionaríos.
Robespierr criou uma lista de inimigos,e antes que podesse ler foi preso, na prissão seus aliados suicidaram-se,Robespierr foi levado a guilhotina e o ultimo sangue do grande terror foi derramado.
5 anos depois Napoleão Bonaparte assumiu o poder a revolução francesa acabou com o feudalismo e mudou para sempre o rumo da civilização do Ocidente.
O fantasma de Robespierr assombra revoluções desde a Prússia a Rússia da China a América latina, onde quer que a tirania se revelava o clamor por justiça clamaria por liberdade,fraternidade, iguadade e revolução.


Um comentário:

  1. A equipe atráves do texto da Revolução Francesa foi esclarecedor mostrou, os fatos e acontecimentos de uma contexto histórico.



    jesus rocha

    ResponderExcluir